Como ligar para outro estado? Saiba aqui!

Ligar para outro estado brasileiro, seja a partir de celular ou telefone fixo, requer alguns dados específicos. Afinal, diferentes territórios possuem diferentes códigos de identificação. Além disso, o valor das tarifas costuma ser maior.

É essencial que saibamos como realizar essas ligações, impedindo que a distância seja uma barreira. Ao mesmo tempo, é preciso se precaver para que situações em que você esteja sem internet não lhe impeçam de firmar contato com quem desejar.

É por isso que hoje ensinaremos para você o passo a passo de como fazer ligações para outras regiões e estados do Brasil. Continue lendo para ver quais são as informações cruciais para uma ligação e, também, quais são as suas opções ao fazê-las.

ligar para outro estado

Conheça os melhores planos de internet rápida da Claro.

Ligar para outro estado requer quais dados?

Primeiramente, saber qual é o número do telefone para qual se deseja ligar é o mínimo. Sem isso é impossível realizar a ligação.

Contudo, não é só isso. Além do número particular do telefone para o qual se deseja ligar, é preciso também saber qual é o DDD da região. Ele corresponde ao código de área da região de destino.

Igualmente, será preciso definir qual é a operadora pela qual você fará a ligação.  

Código de Operadora

Conforme brevemente citamos, ligar para outro estado depende do código de operadora. Ele possui dois dígitos. Atualmente esses códigos são alinhados às empresas que fornecem o serviço de telefonia para você.

Portanto, é importante saber qual é a telefonia que lhe presta serviços. Também, saber identificar seu código. Conheça alguns dos códigos principais no Brasil:

  • Brasil Telecom: 14
  • Claro: 21
  • GVT: 25
  • Oi: 31
  • Tim: 41
  • Vivo: 13

Antes de ligar para outro estado, saiba que algumas operadoras cobram valores adicionais caso o número de destino não use os serviços da mesma empresa. 

Porém, atualmente a maioria delas oferece planos que dispensam as taxas adicionais para essas situações. Dessa maneira, consulte o Código de Seleção de Prestadora (CSP) da operadora.

DDD

Ainda, outra informação importante é o código da região de destino. Nesse caso, não seria correto dizer que ele é estadual.

Isso porque, os estados costumam ter diversos DDDs. A distribuição ocorre conforme a região de cada município. Por exemplo, o Paraná possui os códigos 41, 42, 43, 44, 45 e 46. 

Dessa maneira, deve-se pesquisar qual é o código de identificação da área para a qual se deseja ligar. 

Como ligar para outro estado: Fórmula e exemplo prático!

Agora que você já aprendeu quais dados são importantes, vamos à fórmula. A ligação deve ser na seguinte ordem: 0 + Código de Operadora + DDD do destino + número do telefone.

Considere, por exemplo, que você deseja fazer uma ligação para Curitiba, Paraná, a partir de um aparelho Tim. Conforme a fórmula, a ligação será: 0 + 41 + 41 + número do destinatário. Fácil, não é mesmo?

Aliás, quando você estiver em viagem para outro estado e desejar ligar para seu local de origem também é preciso seguir essa fórmula. Ou seja, se você é do Paraná e está em São Paulo, uma ligação para Curitiba segue a mesma fórmula acima. 

ligar para outro estado

Como ligar para outro estado a cobrar?

Ainda, é possível que as ligações interestaduais também sejam cobradas! Ou seja, você pode ligar para outra pessoa que será a responsável pelo pagamento das tarifas da chamada caso aceite.

Esse é um recurso importante. Afinal, em inúmeras situações podemos nos ver sem créditos de ligação ou mesmo tendo que usar telefones públicos sem cartão para tanto.

Ou, ainda, quando uma ligação é feita em exclusivo benefício e interesse do destinatário quem a faz também pode optar por cobrar dele.

Pois bem. O tradicional “9090” ainda é válido. Contudo, ele somente tem eficácia quando o destinatário tiver o mesmo DDD que o número de origem.

Nesse caso, então, para ligar para outro estado a cobrar basta discar 9090 + o número do celular ou telefone fixo da ligação.

Por outro lado, quando o DDD é divergente é preciso discar o número 90+Código da Operadora+Número do DDD.

No exemplo acima que se refere a uma ligação para Curitiba a fórmula para ligação a cobrar para outro estado ficaria 90 + 41 + 41 + Número do celular ou telefone de destino.

E ligações internacionais?

Por fim, agora que você aprendeu como ligar para outro estado e os códigos necessários, vamos ver como são as chamadas internacionais.

Afinal, a ligação segue a mesma lógica que a interestadual. Então, a única diferença corresponde ao DDI. Essa sigla representa a Discagem Direta Internacional. Assim, cada país possui o seu código.

O código da Argentina, por exemplo, é 54. De Portugal, 351. O do Brasil, aliás, é 55.

A ligação ficaria da seguinte maneira: 00 + Código da operadora +DDI + DDD + Número do telefone.

Agora, que já sabe como ligar para outro estado e até mesmo para outro país, não tem desculpa para não falar com pessoas queridas que estão distantes! 

Como ligar para outro estado? Saiba aqui!